“Cadavre Exquis” Fotográfico
Fotografar em continuidade
COMO VAMOS FAZER?
Eu, como vou ser o autor da fotografia 01, envio-a no dia 02 de Setembro de 2024, aos autores 02 das duas histórias, com a respectiva legenda e mini-biografia.
O autor 02 vai ter uma semana, de Segunda-feira a Domingo para me enviar a sua fotografia, legenda e mini-biografia - eu envio a 02 ao autor 03, e assim sucessivamente!
No meu Facebook e no Instagram que foi criado para este projecto, vai sendo publicado um “Semáforo” informativo do andamento do “cadáver”.
No final, com a entrega da fotografia e legenda do último autor da lista, em princípio, começarei a publicar no Facebook e Instagram as fotografias - com as respectivas legendas e a mini-biografia, - uma por dia.
ALGUMAS REGRAS, (actualizadas):
Tal como aconteceu com o Miguel Calado Lopes, neste momento, para além de mim, que me proponho organizar este “cadáver fotográfico”, não existe mais ninguém envolvido. Não há organizações, empresas, associações, galerias, ou órgãos de comunicação social envolvidos. O futuro dirá se vão aparecer, ou se faz sentido. Logo se verá, e será uma decisão de todos.
O participante deve ter sempre em mente, o facto de esta iniciativa ser um jogo / divertimento, sem outro objetivo para além disso. Não existe nenhum objectivo financeiro ou de lucro.
A fotografia deve ter uma legenda de enquadramento / explicativa, em que se perceba nitidamente a continuação da história. Esta legenda deve ter um pequeno título. Atenção, é uma legenda, não um texto longo. (Mais ou menos 600 caracteres com espaços).
Vamos fazer duas histórias paralelas de 40 participantes cada uma.
As fotografias podem ser a cores ou a preto e branco. Não existe imposição de formato para respeitar. Não serão aceites imagens criadas com a ajuda da Inteligência Artificial, (AI).
As fotografias devem ser originais e produzidas para este projecto. No entanto, se um autor já tiver por um acaso, uma fotografia que encaixe perfeitamente na narrativa, isto não será obviamente um problema!
As fotografias devem ser entregues em alta-resolução.
Os participantes não podem, em nenhuma circunstância, divulgar o seu trabalho ou o trabalho do autor anterior que recebem, até tudo terminar. Isso obviamente comprometeria o espírito do jogo e poria em causa o nível da criatividade.
A divulgação com o objectivo de publicitar esta iniciativa deve ser feita por todos.
A sequência de entrada em cena dos participantes foi estabelecida por sorteio. Este sorteio foi fotografado / filmado e vai ser apresentado a todos.
O participante terá um prazo de uma semana para apresentar a sua fotografia com legenda e uma mini-biografia. Esta mini-biografia deve ser descontraída e não muito formal. (Mais ou menos 1000 caracteres com espaços).
Vamos parar nas duas semanas compreendidas entre os dias 23 de Dezembro de 2024, e 5 de Janeiro de 2025.
Esta iniciativa vai ter como apoio de divulgação o meu Facebook, porque já tem alguns anos de “rasto”, e um Instagram criado para o efeito. Quem não tem Redes Sociais deve informar.
Facebook: https://www.facebook.com/FaceJorgeBarbosa
Instagram: @cadavrefotografico
https://www.instagram.com/cadavrefotografico
O primeiro objetivo para além do nosso divertimento, será a criação de um documento PDF, com o resultado final desta iniciativa, ou a distribuição individual de um eBook impresso. A possibilidade de fazer algo utilizando o “crowdfunding” também será uma boa ideia, assim como uma grande exposição ou um livro/catálogo. Outras iniciativas poderão aparecer no decorrer do desafio, como aliás aconteceu com o “Cadavre Exquis” do Miguel Calado Lopes. Analisaremos, com a opinião de todos.
Como disse anteriormente, o objetivo desta iniciativa não é o lucro. Nesse sentido, os possíveis direitos de autor, no caso de se colocar essa questão no futuro, devem ser dispensados, uma vez que seria complicada a sua gestão com a participação de tantos autores. Mas isto já é futurologia! Foi o que aconteceu com os direitos de autor do livro “O caso do cadáver esquisito”, que se existirem, vão ser oferecidos a uma qualquer instituição de solidariedade.
Cumprimentos do Jorge Barbosa,